quinta-feira, 12 de abril de 2007

arbitros do fim de semana

Campeonato Distrital de 1ª Divisão – 15/04/2007 – 16H00Época 2006/2007
Manteigas X Vila Cortez – Fernando Rafael Açores X A. Beira – Marco Rodrigues Fornos X Mileu – Paulo Brás Gouveia X São Romão – Gonçalo Martins Gonçalo X Foz Côa – Marco Vieira Figueira X Trancoso – Pedro Afonso Sabugal X Vilar Formoso – Hugo Geraldes Meda X Lageosa – António Pereira

sexta-feira, 6 de abril de 2007

VISEU E A ALTA VELOCIDADE

A Câmara de Viseu aprovou por unanimidade um pedido de explicações ao ministro das Obras Públicas sobre o perfil da nova ligação ferroviária prevista entre Aveiro e Salamanca passando por Viseu. Este pedido, justificou o presidente da autarquia, Fernando Ruas, surge em consequência das declarações da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, proferidas num encontro ibérico em Salamanca, há uma semana, sobre plataformas logísticas e transportes.No encontro, Ana Paula Vitorino explicou que o novo traçado ferroviário em causa já não seria em Alta Velocidade (até 350 km/h) como estava a ser estudado, mas sim de Velocidade Elevada (até 250 km/h). Esta alteração na definição do perfil da nova linha, avançada pela governante, surge quase em simultâneo com a alteração feita por Madrid na definição da linha entre Medina Del Campo e Fuentes de Onoro, na fronteira portuguesa de Vilar Formoso, com passagem por Salamanca, que passou de Alta Velocidade para Velocidade Elevada..
Fernando Ruas admite que esta pode ser "uma boa solução", mas, para fazer um juízo final, exige ouvir os argumentos e as justificações da parte do ministério. Isto, tendo em conta que, na última reunião com Ana Paula Vitorino, há cerca de um mês, a governante informou Ruas de que estavam em curso estudos, com prioridade elevada, de viabilidade para uma linha de Alta Velocidade entre Aveiro e Salamanca.O pedido aprovado pela Câmara de Viseu, onde estão seis vereadores do PSD e três do PS, é constituído por três perguntas.Viseu é, de resto, uma das poucas cidades de média dimensão sem acesso ferroviário. Fernando Ruas quer ser a situação alterada com a chegada desta linha de Velocidade Elevada.

CASO -PAULO ALMEIDA

A insólita história da tentativa de assalto ao Banco Comercial de Miami, perpetrada por Paulo Almeida, continua a dar que falar. As autoridades americanas suspeitam que quem estava, afinal, ao telefone seria Allan Guedes Sharif, de 27 anos. Um indivíduo natural de Torre de Tavares, em Magualde. Ao que parece, Sharif, luso – americano que residiu em Torre de Tavares até aos doze anos e que depois partiu para a América, estaria ao telefone de Portugal. Sharif regressou a Portugal, de resto, há três anos, porque era procurado nos Estados Unidos pelas autoridades, por suspeita de envolvimento em vários crimes de fraude e roubo.Há já quem garanta, por outro lado, que o insólito assalto terá sido motivo por alguém que se quis desfazer de Paulo Almeida, para evitar que este falasse no âmbito do processo judicial sobre o seu matadouro. Um processo que, alegadamente envolve também responsáveis de uma agência bancária de Viseu. Este processo relativo ao Matadouro de Paulo Almeida, situado em Casal Vasco, começou há quatro anos e em causa estão crimes de burla económica e abate ilegal.Allan Shariff é agora procurado pelas polícias portuguesas e americanas e terá fugido para Lisboa quando soube que o assalto correu mal. Também já se sabe que quem irá defender em Tribunal Paulo Almeida será um advogado conhecido internacionalmente, Frank Rubino. Um advogado que cobra honorários elevados. Também ainda não se sabe como é que este advogado surge envolvido no processo, mas há quem garanta que a escolha terá sido determinada pelo próprio Tribunal. Anteontem, Paulo Almeida foi ouvido em tribunal, tendo sido determinada a sua prisão preventiva. Para já, sabe-se que poderá ser condenado a uma pena de cadeia de 15 anos. Recordo-lhe que a tentativa de assalto ao banco em Miami, altamente mediatizada no Estados Unidos, deu-se a 29 de Março. Paulo Almeida foi imediatamente preso. Agora é avançada a possibilidade de Paulo Almeida, 45 anos, natural e residente em Casal Vasco, no concelho de Fornos de Algodres, ter caído numa armadilha montada pelo mentor do crime, Allan Shariff, de Torre de Tavares, Mangualde. A ideia seria evitar que Paulo Almeida falasse em Portugal no processo judicial em que o seu matadouro está envolvido.
Rosa Ramos

candeias -a estrela fornense q brilha

A Selecção Nacional Sub-19 somou a segunda vitória em outros tantos jogos no Torneio Internacional do Porto, ao vencer a República da Irlanda, por 1-0, e segurou a liderança da competição. A Alemanha bateu, por seu lado, a Ucrânia, também pela margem mínima (1-0).
Numa partida disputada no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, os comandados de Edgar Borges chegaram ao golo logo aos 16 minutos, por intermédio de Candeias, que apontou um tento de fazer levantar as bancadas, depois de fazer uma diagonal culminada com um forte remate ao ângulo da baliza à guarda de Shane Redmond (clique aqui para ver o golo).
O jogo ficou marcado por uma intensa luta física entre as duas selecções, com o árbitro a mostrar-se pouco rigoroso no plano disciplinar e a deixar passar em claro algumas entradas mais duras da formação irlandesa.
Portugal esteve perto, já no final do encontro, de ampliar a vantagem, mas a cabeçada de Orlando Sá encontrou o poste adversário pelo caminho. (ver A BOLA)